28.3.18

DONOS DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA LAVAGEM DOS UNIFORMES DOS TRABALHADORES

Via FENEPOSPETRO -

De acordo com o artigo 11.3 do anexo II da NR 9, os postos de combustíveis são responsáveis pela higienização dos uniformes dos funcionários. A limpeza deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. O Anexo II da Norma Regulamentadora 9 do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, garante segurança e reduz a ameaça de contaminação pelo benzeno nos postos de combustíveis.


Diz a NR 9 - Além de fornecer os uniformes para os trabalhadores e ser o responsável pela higienização, é importante observar que o empregador deve manter no local de trabalho uniformes extras, caso ocorra a contaminação dos mesmos.

11.3 - A higienização dos uniformes será feita pelo empregador com frequência mínima semanal.

11.4 - O empregador deverá manter à disposição, nos PRC, um conjunto extra de uniforme, para pelo menos 1/3 (um terço) do efetivo dos trabalhadores em atividade expostos a combustíveis líquidos contendo benzeno, a ser disponibilizado em situações nas quais seu uniforme venha a ser contaminado por tais produtos.

Nova Sinalização - A fim de aumentar a consciência de trabalhadores e, também, do público, quanto aos riscos associados à exposição ao benzeno, à norma prevê que:

13.1 - Os PRC devem manter sinalização, em local visível, na altura das bombas de abastecimento de combustíveis líquidos contendo benzeno, indicando os riscos dessa substância, nas dimensões de 20 x 14 cm, com a seguinte informação: “A GASOLINA CONTÉM BENZENO, SUBSTÂNCIA CANCERÍGENA. RISCO À SAÚDE”.

Procure o Sindicato em caso de dúvidas!

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa FENEPOSPETRO