12.4.19

A CPI DE BRUMADINHO BLOQUEOU BENS DE 4 DIRETORES DA VALE, INCLUINDO O PRESIDENTE

HELIO FERNANDES -

Desde que houve a tragédia humana e ambiental, pedi a criminalização civil e criminal, de toda a diretoria, que foi simplesmente afastada. Semana passada, o jornalista Lauro Jardim noticiou:  "O presidente afastado da Vale será demitido, recebendo 40 milhões de indenização", (Por interesse publico, transcrevi a nota, pagando os devidos royalties ao jornalista).

Agora, a CPI bloqueou os bens dos 4 diretores, e esse bloqueio chegou a um total inimaginável, mas rigorosamente verdadeiro: 5 BILHÕES. A CPI incluiu a própria Vale no bloqueio, no caso dos diretores condenados, não tenham bens suficientes. Esse presidente assumiu Brumadinho, com uma frase, tão falsa quanto a sua respeitabilidade:  "Mariana, nunca mais".

Brumadinho foi tragédia varias vezes maior do que Mariana, em perda de vidas e destruição do meio ambiente. É preciso cumprir a decisão da CPI. Não deixar que os caminhos escusos, permitam que os criminosos continuem impunes.