3.7.18

COPA DO MUNDO - AS OITAVAS DE FINAL

HELIO FERNANDES -


Depois de assistir 9 Copas nos países onde se realizavam (a primeira no Brasil em 1950, a ultima na França em 1998) jamais imaginei que fosse ver, mesmo numa poltrona, Bélgica e Japão. Interesse jornalístico, não houve, os primeiros 45 minutos, medonhos.

O outro objetivo, obrigatório, conhecer o adversário do Brasil nas quartas, sexta-feira. Aos 24 minutos do segundo tempo, o Japão vencia por 2 a 0, parecia liquidado. Mas aos 25 a Bélgica fazia seu primeiro gol, aos 28 empatava, tudo indicava prorrogação, uma lastima.

Temos que agradecer ao juiz que nos livrou dessa prorrogação insólita. Deu 4 minutos de acréscimo, e no quarto minuto desse tempo, a Bélgica fez o terceiro gol, ganhou o jogo numa virada sensacional.

PS - Agora, toda a delegação brasileira, incluindo os jogadores, assistiu ao jogo e ficou sabendo o que pode esperar ou não esperar da Bélgica, seu adversário e possível empecilho para que cheguemos pelo menos à semifinal.

FRANÇA x ARGENTINA

A França derrota a Argentina. Nenhuma surpresa a respeito da Argentina, já devia ter ido embora. Só que a França não tem tradição de ganhadora. Em 17 Copas, a França só teve uma grande seleção, realmente invencível. Em 1998, 7 vitorias, enfrentou o Brasil na final, ganhou sem maior dificuldade. Foi campeã. Nas outras 16, apenas figurante.

Na fase de grupo, deixou péssima impressão, duvidas sobre a justiça da classificação. O jogo acabou, no placar, 4 gols para a França, 3 para a cansativa e nada perigosa Argentina, que assim mesmo quase empatou. Os argentinos na Rússia e fora da Rússia, exibindo uma decadência visível. A França deve torcer por um milagre. Sem isso, não ficará muito tempo na Rússia.

Comentaristas desinformados e desavisados, já colocam a França numa final. Só falta, antecipadamente, glorificá-la como campeã.

URUGUAI x PORTUGAL

Uruguai honrou seu passado, duas vezes campeão Olímpico, duas vezes ganhador da Copa do Mundo. E agora, 4 jogos, 4 vitorias, quartas de finais garantidas. Faltam 3 jogos, um deles contra a França, competência e sorte. Podia ter ganho mais fácil, mas vencendo por 2 a 1 e faltando 25 minutos, recuou perigosamente. 1 minuto depois, Cavani, autor dos 2 gols, saiu capengando.

Portugal então ficou com o campo todo pra ele, encurralou o adversário. Mas não passou disso. Na verdade, Portugal vive do prestigio  e da presença de Cristiano Ronaldo (o famoso CR7) e Ricardo Quaresma, na sua ultima Copa, aos 34 anos. Disputando quase todas as Copas, só uma vez chegou ás quartas. E também uma única vez na vida toda, foi campeão da Confederação da Europa.

RÚSSIA x ESPANHA

Favoritíssima, a Espanha marcou contra a Rússia logo aos 12 minutos. Estranhamente recuou ainda no primeiro tempo, a Rússia empatou, inesperadamente. No segundo tempo, apenas um lance duplamente sensacional. Aos 40 minutos, a Espanha jogou uma bola na trave lateral, na volta passeou diante de vários atacantes, nada feito, fomos para a primeira prorrogação das oitavas.

Os 30 minutos valeram pelo jogo todo. Domínio total da Espanha, a Rússia se defendendo "putinianamente". Nos últimos 15 minutos, o goleiro da Rússia fez pelo menos 4 defesas fantásticas. Numa Copa que marcou o recorde de todas as Copas, nada mais compreensível a decisão por pênaltis. E toda a gloria para o goleiro, que defendeu duas penalidades, garantindo  a passagem da Rússia para as quartas.

A anfitriã, tida e havida como participante apenas do primeiro turno, é a grande surpresa, já está a um jogo da semifinal. E a 3 de ganhar uma Copa.

CROÁCIA x DINAMARCA

Croácia e Dinamarca, nenhum dos dois esperava chegar tão longe. Mas um deles vai para as quartas. A Dinamarca abriu o placar com 1 minuto, à Croácia empatou antes dos 4. Depois, com o acréscimo, 89 minutos do nada e do inútil. Provocando a segunda prorrogação da Copa e de hoje. Aos 24 minutos, faltando 6 para os pênaltis, um outro a favor da Croácia. Mal batido e desperdiçado, provocou a decisão pelos pênaltis coletivos.

Ordem dos pênaltis. A Dinamarca perde o primeiro, a Croácia também. O segundo e o terceiro, magistralmente convertidos pelas duas seleções. Dinamarca perde o quarto e o  quinto, a Croácia erra  o quarto, mas converte o quinto.

Com isso, a Croácia passa ás quartas, apenas aritmeticamente. Pela falta de pontaria e categoria, poderiam  estar batendo pênaltis até agora.