7.7.18

O BRASIL FOI ELIMINADO COM DUPLA INJUSTIÇA

HELIO FERNANDES -


Foi um jogo atípico, singular, com muitas irregularidades. O Brasil perdeu o primeiro tempo por 2x0, vá lá, duas oportunidades bem aproveitadas. A mesma seleção brasileira ganhou o segundo tempo por 1x0, dominou inteiramente o jogo, mas foi eliminada.

Neymar sofreu 3 pênaltis claríssimos que o juiz nem imaginou que poderia marcar. Ele seguiu a recomendação do chefe da comissão de árbitros do vídeo, que recomendou a todos os juízes: "prestem muita atenção nesse jogador Neymar, ou ele vai enganar vocês todos.”.

Não vamos considerar nem os dois primeiros pênaltis, mas o terceiro, quando Neymar estava quase dentro do gol adversário, foi empurrado com a mão no seu rosto. Foi o pênalti mais claríssimo. Nenhuma patriotada e sim o reconhecimento dos fatos que aconteceram. Falando de Neymar, transcrevo rapidamente o que foi escrito hoje por Tostão. "O Brasil é favorito, pela tradição, equilíbrio, e principalmente porque tem Neymar. Ele é um gênio barroco, a centelha que ilumina o espetáculo."

Aproveitando a palavra "ilumina" e a observação do grande jogador da Copa de 70, podemos dizer que não deixaram que ele se demonstrasse iluminado. Na terça feira, França e Bélgica vão disputar a semifinal. Um dos dois conquistará a Copa dos pênaltis e da mediocridade. São dois ausentes habituais no tempo e no espaço esportivo, tentando se elevar à condição de protagonistas.

Depois dessa semifinal, até acredito que a final poderá ser de um deles contra a Rússia, que também jamais participou de espetáculos futebolísticos.

PS - Já circulam rumores de que a seleção da Rússia teria copiado o criminoso aparato do doping, usado, investigado e condenado na Olimpíada de 2016.

PS 2- Toda a delegação da Rússia, atletas e dirigentes foram expulsos da Olimpíada. Muitos foram proibidos de assistir os jogos. Ficou praticamente provado que o Presidente Wladimir Putin sabia de tudo. Na verdade, tudo o que acontece na Rússia, passa antes pelo seu conhecimento.

***
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 2 BÉLGICA
Local: Arena Kazan, em Kazan (Rússia)
Data: 6 de julho de 2018, sexta-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia)
Assistentes: Milovan Ristic e Dali Djurdjevic (ambos da Sérvia)
Público: 42.873 pessoas
Cartões amarelos: Fernandinho e Fagner (Brasil); Alderweireld e Meunier (Bélgica)
Gols: BRASIL: Renato Augusto, aos 30 minutos do segundo tempo; BÉLGICA: Fernandinho (contra), aos 12, e De Bruyne, aos 30 minutos do primeiro tempo
BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto), Willian (Roberto Firmino), Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (Douglas Costa). Técnico: Tite
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Fellaini, Witsel, Meunier e Chadli (Vermaelen); De Bruyne, Lukaku (Tielemans) e Hazard. Técnico: Roberto Martínez