22.8.18

1- MEGAOPERAÇÃO NO ALEMÃO TEM COMO OBJETIVO 'FAVORECER ALGUMAS CANDIDATURAS', DIZ ATIVISTA; 2- O DEBATE DA DILMA SÓ É MENOS DIVERTIDO DO QUE AS RESPOSTA DO CABO DACIOLO [VÍDEO]

REDAÇÃO -


A ação das Forças Armadas nos complexos da Penha, Maré e Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, que ocorre desde segunda-feira (20), tem resultados eleitorais. A avaliação é de Thainã de Medeiros, ativista e membro do Coletivo Papo Reto.

"É importante reparar que essa operação acontece muito próxima do começo do período eleitoral. Isso favorece certos discursos de ódio, que neste momento estão ganhando popularidade", afirma. "Eles estão favorecendo algumas lideranças, algumas candidaturas.

Por volta das 6 horas da manhã de segunda-feira, cerca 4 mil homens das Forças Armadas invadiram o conjunto de favelas da zona norte. Medeiros diz que chegaram relatos de mulheres que foram revistadas e apalpadas por soldados homens. O integrante do Coletivo Papo Reto também informou que os militares estão vasculhando os celulares e as casas dos moradores da região sem qualquer tipo de autorização judicial. "Eles olham o celular sem mandado — e se você recusar pode receber porrada."

"Isso é comum desde sempre. Eles já mapearam os grupos que existem [no WhatsApp]. Na última operação do Bope, eles estavam procurando o grupo do Coletivo Papo Reto, por exemplo", afirmou Medeiros à Sputnik Brasil. 

Segundo o Comando Militar do Leste, a operação resultou em 70 prisões, 5 reféns resgatados, 14 armas apreendidas e na captura de 544 quilos de maconha. A ação já resultou na morte de 5 pessoas. Além destas vítimas, 2 militares também morreram. São as primeiras mortes de homens das Forças Armadas em confrontos desde que a intervenção foi decretada, no começo do ano.

Medeiros afirma que o número de vítimas é "com certeza" maior do que o divulgado já que os militares impedem que os moradores da região resgatem os corpos de vítimas que estão em matas da região. Ele também relata que um homem da Penha chegou a ser detido por fazer parte de um grupo de WhatsApp. (via Sputnik News)

***
O DEBATE DA DILMA SÓ É MENOS DIVERTIDO DO QUE AS RESPOSTA DO CABO DACIOLO
(por Gustavo Mendes - via Youtube)