17.8.18

ENTREVISTA - PAULO RAMOS, INCANSÁVEL DEFENSOR DA SOBERANIA E ARTICULADOR DOS TRABALHADORES VOLTA A CONCORRER AO CONGRESSO NACIONAL

DANIEL MAZOLA -

Nosso entrevistado tem prestado diversos serviços em defesa da luta dos trabalhadores e da soberania nacional ao longo dos últimos 50 anos, inclusive enfrentando o monopólio midiático e a nefasta Rede Globo, sendo um dos homenageados, dia 19 de setembro, na 2ª edição do Prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018, iniciativa da Tribuna da Imprensa Sindical em parceria com a OAB/RJ.

Paulo Ramos e Daniel Mazola
O Deputado Estadual Paulo Ramos (PDT/RJ), iniciou sua militância política nos anos 60 e teve destacada participação na luta contra a ditadura, pela anistia e pela democratização do país, integrando a corrente dos chamados autênticos do antigo MDB. No ano de 1988, defendendo iniciativas em prol da igualdade social e na defesa dos Direitos Humanos, o deputado constituinte Paulo Ramos esteve ao lado dos trabalhadores na elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil.

Conheci esse verdadeiro Brasileiro no inicio da década de 90 nas reuniões do MODECON (Movimento em Defesa da Economia Nacional), sempre realizadas na Associação Brasileira de Imprensa, que naqueles tempos contava com outro Brasileiro acima de qualquer suspeita, o jornalista Barbosa Lima Sobrinho. Nascido e criado no bairro de Realengo, subúrbio do Rio de Janeiro, Paulo Ramos é oficial da reserva da PM, advogado, administrador de empresas e especialista em políticas públicas pela UFRJ.  Foi presidente do Clube dos Oficiais da PM/BM (1985), sendo a principal liderança na luta por melhores salários e condições de trabalho, e teve destacada participação em defesa da anistia e pela democratização do país.

Esse incansável lutador, incondicional defensor das reservas e riquezas estratégicas do Brasil, atou por dois mandatos como Deputado Federal (1986/94). Foi escolhido o Deputado Constituinte Nota 10 (1988) pelo DIAP, órgão do Dieese, por ter defendido e votado em todos os direitos dos trabalhadores. No segundo mandato Paulo Ramos (1990/94) se notabilizou pela luta contra a revisão constitucional, que pretendia retirar do texto da Lei Magna direitos e conquistas dos trabalhadores e de proteção e defesa da nação.

De volta ao PDT, após breve passagem pelo PSOL, ao longo de seu mandato de quase vinte anos como Deputado Estadual (desde 1998), tornou-se o principal defensor e articulador parlamentar em benefício da causa dos trabalhadores e de todas as categorias de servidores, nas suas lutas por planos de cargos e salários e em todas revindicações salariais e por melhores condições de trabalho.

Paulo Ramos volta a concorrer ao cargo de Deputado Federal - PAULO RAMOS 1234 PDT DEPUTADO FEDERAL -, conta com o apoio incondicional desta Tribuna da Imprensa Sindical, do Editor Daniel Mazola, e do Jornalista e Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos “D” Eficientes nas Artes da Igreja Católica, André Moreau. E antes de deixar a Alerj, Paulo Ramos realizará uma justa homenagem a gigantes defensores dos Direitos Humanos: o ex-Presidente Getúlio Vargas, o Professor Francisco Soares Loureiro, o Jornalista e Escritor José Louzeiro e ao Deputado Constituinte, Carlos Alberto de Oliveira dos Santos, o Caó. Será no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, às 10 horas no próximo dia 28 de agosto.

Confira a entrevista em duas partes:

I PARTE

II PARTE