15.8.18

MANIFESTAÇÕES EM APOIO AOS GREVISTAS DE FOME QUE COBRAM JUSTIÇA NO STF GANHAM FORÇA [VÍDEO]

ANDRÉ MOREAU -


Aos treze dias da greve de fome, por Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, apesar de fragilizados pelo ato extremo, os sete grevistas montaram barraca na entrada do bloco do condomínio de luxo, no qual reside o ministro Edson Fachin. O “Ato inter religioso” visa chamar a atenção do ministro para as decisões do STF que ameaçam a vida, principalmente dos mais pobres empurrados para o estágio da miséria extrema e cobrar a libertação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os sete guerreiros do povo brasileiro denunciam a volta do Brasil ao mapa da fome. “ (...) O que o povo brasileiro espera, especialmente os pobres desse País, as crianças, os jovens que não têm perspectiva, as crianças que passam fome, o Povo desempregado espera que os nossos ministros do STF despertem do seu sono. Despertem sua consciência, sua consciência cidadã, sua consciência... Que descubram que são seres humanos e que têm seres humanos sofrendo muito nesse Brasil por causa deles. Por causa de opções, de decisões que eles tomaram dando sustentação jurídica para esse descalabro, para essa desgraceira que está aí. Então isso aqui é um gesto humilde, simples, silencioso. Não tem nada de violência nisso. Tem apenas um apelo, para que despertem do seu sono e hajam como gente, como pessoas humanas, como seres humanos e acabem com essa situação de impasse que hoje o Brasil vive. Ressaltou o Frei Sérgio Görgen.


Outra manifestação democrática por #lulalivre, dos cidadão que fazem vigília, acampados em Brasília, ao contrário da greve de fome, foi atingida pela apreensão do carro de som, no entanto, a repressão que pretendia calar os manifestantes, não os intimidou e o apoio de pessoas de diferentes regiões do País, só aumentou.

Por sugestão do Senador Lindberg Farias (PT-RJ), para suprir a falta do carro de som, os manifestantes passaram a usar o jogral, para se fazerem ouvir. Foi lembrado que “(...) o tal do mercado livre está apavorado, porque mandaram fazer pesquisa e o Lula não para de crescer (...)”.

O Deputado Federal Wadih Damous, falou que a justiça no capitalismo, é uma justiça de classes, por isso o trabalhador não pode ter ilusões. Lembrou que os ministro do STF estão divididos sobre a “presunção da inocência,” porque eles sabem que a condenação de Lula só poderia ter ocorrido após o trânsito em julgado e se existissem provas.

#lulalivre da masmorra de Curitiba, é o grito dos que lutam por ética e justiça no STF, por isso todo cidadão que tem consciência sobre o “modus operandi” desse processo de mudança do sistema de governo, apóia incondicionalmente a libertação de Lula do cárcere. Hoje lutar pela liberação de Lula, significa lutar contra o impeachment, sem mérito, acirrado com as pressões feitas através das “pautas bombas,” por parte do então Presidente da Câmara, hoje interno do sistema penitenciário Eduardo Cunha e seus acólitos.

Hoje lutar pela liberdade de Lula, significa lutar pela soberania nacional.

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de imprensa, jornalabi.blogspot.comarbitrariamente impedida de concorrer à direção nas eleições de 2016/2019.