22.6.17

FRENTISTAS DE PERNAMBUCO VÃO SER TREINADOS PARA DETECTAR RISCOS NO AMBIENTE LABORAL

Via FENEPOSPETRO -

Profissionais das áreas de segurança e saúde vão orientar os frentistas de Recife, em Pernambuco, sobre os riscos de contaminação nos postos de combustíveis. O curso faz parte de uma parceria entre o Sindicato da categoria, a Fundacentro e a Secretaria de Vigilância Sanitária de Recife.

Multiplicar a informação para melhorar as condições no ambiente laboral dos postos de combustíveis de Pernambuco. Esse é o principal objetivo do curso que será ministrado a frentistas, na próxima semana, pela Fundacentro. Durante três dias, os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência de Recife vão receber orientações de como identificar as situações perigosas e reduzir o risco de contaminação por benzeno. Além das palestras, que acontecerão nos dias 27 e 28, no último dia do evento (29) será realizada, também, uma aula prática em dois postos de Recife.

A técnica em saúde do trabalhador de Pernambuco, Adriana Guerra, diz que o curso para profissionais da área de saúde foi aberto também para os frentistas, para ajudar os trabalhadores de postos a avaliar as condições de saúde e segurança no ambiente laboral. Segundo ela, a função de frentista envolve riscos como a exposição a vapores tóxicos, especialmente, o benzeno, eletricidade estática, risco de incêndio e explosão, exposição ao ruído, ao calor e à umidade. Os trabalhadores ainda sofrem com condições sanitárias e de conforto precárias, além de jornadas de trabalho excessivas. Adriana Guerra alerta que algumas exposições também podem afetar clientes e a comunidade próxima aos estabelecimentos.

O curso vai abordar também a implantação da NR 20 e do anexo II da NR 9 nos postos de combustíveis. De acordo com o presidente do Sindicato dos Frentistas de Recife e Região, Severino Pessoa, a parceria firmada com a Fundacentro e a Secretaria de Vigilância Sanitária vai ajudar no trabalho de fiscalização dos postos de combustíveis que não cumprem as normas regulamentadoras. Ele denuncia que a maioria das empresas não cuida do ambiente laboral e expõe o trabalhador a falta de higiene e saúde. Severino Pessoa frisa que os funcionários não contam com ambiente adequado para fazer as refeições e a higiene pessoal. O presidente diz que o sindicato fiscaliza, mas não tem poder de autuação, e com a participação da Vigilância Sanitária essa situação vai mudar.

Severino Pessoa afirma que as normas regulamentadoras protegem os trabalhadores, mas infelizmente as empresas burlam a lei e descumprem o que determina o Ministério do Trabalho e Emprego. Ele frisa que a maioria dos postos de combustíveis em Recife não implantou a NR 20, da forma como está determinada, com cursos teórico e prático. “A empresa apresenta ao Ministério do Trabalho o certificado do curso dos funcionários, mas os trabalhadores denunciam ao sindicato que não receberam treinamento de prevenção e contra risco de acidentes”, conclui.

Os frentistas que realizarem os cursos serão orientados a repassarem as informações aos colegas de trabalho. Severino Pessoa diz que o curso vai servir de combustível para o sindicato reforçar a fiscalização e repassar as denúncias de irregularidades à Vigilância Sanitária.

* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro