24.5.19

CHICO BUARQUE MERECIDAMENTE CONQUISTOU O PRÊMIO CAMÕES, O MAIS IMPORTANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA

HELIO FERNANDES -

Compositor, cantor, escritor, notável personalidade, com mais de 60 composições enfrentando e confrontando a ditadura de 21 anos. Foi premiado pelo conjunto da obra. Como seu admirador, estou satisfeitíssimo.

Mas ele era a minha esperança do Brasil ter o seu primeiro Nobel pelo conjunto da obra. O Chile, (duas vezes), o Peru, a Argentina estão na relação. O Brasil esteve perto com Don Helder Câmara, vetado pela ditadura, a Academia da Suécia se submeteu.

Lula parabeniza Chico por Prêmio Camões: “A Globo teve que colocar você no ar"
O criador do premio que leva seu sobrenome, Alfredo Nobel, ganhou fabulas de dinheiro como o maior fabricante de armas da sua época. A partir de 1880 lançou no mercado armas altamente inovadoras e até revolucionarias, que o mundo todo comprava. E armas só servem para matar, individual ou coletivamente.

Financiou guerras terríveis com multidões de mortos. Com isso acumulou fortunas incalculáveis. Morrendo e sem herdeiros deixou tudo para a criação e distribuição do Premio com seu nome, prestigiadíssimo. Chico Buarque tem todos os títulos e credenciais para ir á Suécia, representando o Brasil.